Lateral: O Guarda-Redes na sua zona de acção, a baliza, têm um movimento bastante importante durante um jogo de futebol, que é o deslocamento.
Durante um jogo, o Guarda-Redes para conseguir o seu principal objectivo que é evitar que a bola entre na sua baliza, ou melhor não sofrer golos, deve deslocar-se em três sentidos: nas laterais, para a frente e para trâs.
O Guarda-Redes deve deslocar-se lateralmente na baliza sem cruzar os pés e sem encostar um pé no outro.Numa situação próxima de defesa, o deslocamento deve ser feito na ponta dos pés, facilitando o desiquilíbrio do corpo para uma acção de defesa.A impulsão para o deslocamento é feita com a perna contrária e em relacção á baliza, deve descrever um trajecto de semicírculo entre um poste e o outro. Este processo de deslocamento varia da posição dos jogadores da equipa adversária, principalmente do jogador que tenha a posse da bola na fase ofensiva de jogo. Este movimento, permite-lhe mover-se rapidamente para ambas as direcções ( direita e esquerda ).
Frontal: Nas situações de perigo eminente de golo da equipa adversária, tais como cruzamentos ( jogo aéreo ), um para um, contra um atacante com bola, remates de longa e curta distância, o Guarda-Redes têm de ser bastante rápido a sair da sua baliza para evitar o principal objectivo da equipa adversária que é o golo. Para evitar que isso aconteça, o seu deslocamento deve ser alternado em duas direcções: para a frente e para trâs. Este ultimo movimento é de grande importância para o Guarda-Redes, porque a sua movimentação de costas para a sua baliza, implica um grande conhecimento do seu espaço para voltar á sua posição inicial e estar preparado para defender eficazmente a sua baliza.