05 – Recepção da bola

Dicas No Comments

dica053Alta: A recepção da bola pode ser dividida em quatro tipos, sendo classificadas de acordo com a altura em que a bola chegue ao Guarda-Redes. Na recepção, ambas as mãos devem receber a bola e em todas as situações, o contacto deve ser feito com a palma da mão, usando os dedos para comprimir a bola para que ela não escape.
A recepção da bola alta é feita com a utilização dos menbros superiores (quase) estendidos, de modo a facilitar a posse ou o controle da bola com as mãos ou os braços. O Guarda-Redes deve tentar amortecer a bola com as mãos. Os pés posicionam-se á largura dos ombros. O seu olhar permanece fixo na bola e a cabeça permanece estável.
Os Guarda-Redes mais novos com as mãos pequenas, podem não ser capazes de cercar a bola, isto é o tamanho das suas mãos não são o suficiente grandes para fazer com que os indicadores e os polegares formem um triângulo. Então, se não conseguir segurar a bola, o seu principal objectivo é que a bola desvie para a frente e não para trás em direcção á sua baliza.

dica054Média: Esta técnica de receber a bola, é utilizada nos Guarda-Redes mais evoluidos tecnicamente e com mais experiência.
A recepção da bola média, é feita com os braços flectidos, á altura do peito.
Esta técnica reduz a força do impacto, podendo o Guarda-Redes deixar cair a bola uma vez no chão e recolhe-la imediatamente, isto no caso de não existir adversário por perto.
Os braços ficam flectidos junto ao corpo e as mãos posicionam-se na linha da cintura, em forma de triângulo, com a palma da mão voltada para cima, e os dedos ( polegares ) a apontarem para baixo. Após a recepção, uma das pernas deve ir para trâs aumentando a base de equilibrio do corpo.
De salientar que estas duas recepções ( alta e média ), o Guarda-Redes depois de receber a bola deve leva-la imediatamente para junto do peito, para uma maior segurança.